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LinkedIn: Alcance o Sucesso Em Cinco Passos

O LinkedIn é uma das redes sociais com mais popularidade no mundo. É, também, a ferramenta mais utilizada pelas empresas para recrutar novos colaboradores (57% das empresas têm página no LinkedIn).

Se ainda não faz parte dos 500 milhões de utilizadores desta plataforma, saiba que poderá estar a perder um oportunidade de desenvolvimento de carreira.

Através do LinkedIn, pode divulgar o seu currículo online e a sua experiência profissional, obter e partilhar conteúdo relacionado com a sua área de interesse, aumentar a sua rede de contatos e encontrar oportunidades de emprego.

Muitos são os profissionais e empresas que estão registados nesta plataforma profissional, mas poucos têm o cuidado de atualizar, regularmente, o seu perfil.

Para chamar a atenção de eventuais recrutadores, ou futuros parceiros, que utilizam esta rede, aconselhámo-lo a colocar o perfil público e a seguir estes cinco passos:

 

  1. Aposte na fotografia de perfil

Apesar de lhe poder parecer uma dica básica, muitos utilizadores ainda descuidam o contexto visual do LinkedIn. A utilização de selfies como foto de perfil ou imagens em ambientes fora do contexto profissional, como férias e festas, pode não produzir o impacto positivo desejado.

Opte por uma foto de perfil com qualidade e de fundo neutro, e por uma foto de capa objetiva, relacionada com a sua área de atuação.

 

  1. Partilhe informação detalhada e atualizada

Para que outros fiquem interessados em conhecer mais acerca das suas competências, garanta a partilha atualizada e detalhada do seu percurso profissional.

Escreva uma apresentação sobre si, incluindo apenas informação que considere pertinente para quem está a recrutar. Poderá ter como base os seguintes tópicos:

  • Experiência profissional anterior (com ligação para as páginas das empresas);
  • As suas skills (anexe portefólio que comprove as suas competências);
  • Paixões e inspirações relacionadas com a sua área;
  • Sucessos profissionais (conte um episódio em que o seu trabalho tenha sido fundamental para solucionar um problema).

Adicionalmente, sempre que tiver uma novidade no seu percurso profissional, como cursos, formações, estágios e participação em atividades, certifique-se que informa os seus contactos através da atualização do seu perfil de LinkedIn.

 

  1. Peça recomendações

Assim que termina uma experiência profissional, em especial, se ficou com uma boa relação com colegas e superiores, proponha-lhes uma troca de recomendações no LinkedIn.

Obter criticas positivas acerca do nosso desempenho profissional é gratificante e uma mais-valia na busca por novas oportunidades de carreira.

 

  1. Aumente a sua rede de contatos

O LinkedIn é, em simultâneo, uma rede social e uma plataforma profissional.

Procure grupos de profissionais, no âmbito da área em que atua, para ficar a par das novidades mais recentes no âmbito da mesma. Partilhe informação de interesse, acabará por se destacar e chamar a atenção de recrutadores ou parceiros de negócio.

 

  1. Publique conteúdo relevante

Artigos, notícias, imagens, vídeos, SlideShare e ligações para websites e blogs: tudo isto pode ser publicado no seu perfil de LinkedIn, aumentando a popularidade da sua conta.

Publique conteúdo útil e partilhe publicações pertinentes, seja uma referência de conteúdo na sua rede de contatos. Não só estará a reforçar conhecimentos, como também estará a construir uma reputação profissional.

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